FANDOM


Wiki Mithril Scroll 5e

Campanha Mithril Scroll 5e em forgotten realms.

Recomendamos a todos os jogadores que leiam os recursos linkados abaixo (alguns em inglês. Se você não sabe inglês, boa hora para aprender ou a língua ou a usar o tradutor).

Regra Zero do RPG:

O objetivo de um jogo de RPG é fazer com que TODOS presentes à mesa se divirtam.

Resumindo: qualquer atitude, postura, ação que faça com que alguem pare de se divertir não é aceita.

  1. Monopolizar o jogo.
  2. Matar/roubar os colegas de grupo (dentro e fora do jogo).
  3. Descarrilhar a história.
  4. Roubar nos dados / estatísticas.

Todos os personagens devem ter seu momento de glória. Dê espaço aos outros.

Corolário da Regra Zero

  • Todo Personagem de Jogador (PC) deve ser relevante para a aventura. Deve haver um nicho para cada personagem. Vários nichos podem ser compartilhados, mas todos devem ter seu papel.

Exemplos de violações deste corolário:

  1. Um Tira no Jardim de Infância: Grupo formado por um powergamer e vários jogadores iniciantes. O powergamer otimiza seu personagem (chamado MinMax), os demais fazem personagens "normais". MinMax dá o dobro do dano, e consegue lidar com a maioria dos encontros sozinhos. Os demais jogadores desistem dessa "coisa de nerd" e nunca mais voltam.
  1. Playa just wanna have fun: O Cara, ele é super cool. Ele tá a fim de tirar uns Lulz com a cara desses otarios. Esses otarios podem ser os NPC, o DM ou o resto do grupo. Ele já parou de se importar com a simulação e com a história faz tempo. Quebrou a quarta, segunda, sexta paredes. Esse mundo simulado não é real, vamos tacar fogo nele.

Regra de Ouro do RPG:

O GM/DM faz as regras. Quando houver diferenças entre o que o DM acabou de dizer e o que está escrito na página 101 do livro, o errado e você por quebrar o fluxo do jogo.

Isto não quer dizer que o DM não pode ser contestado, mas há um momento certo para isto, e é depois da sessão. Terminou o jogo, guardaram-se os dados, fichas, miniaturas, agora sim, vc abre o livro e discute se aquela aplicação da regra foi ou não a melhor possível. Talvez até possa ter efeito retroativo.



Síndrome do "Meu Personagem é F**a":

Feito o Exú, o personagem incorpora no jogador, e passa a forçar sua idiossincrasia no grupo, invariavelmente destruindo a historia e quebrando a regra zero.

Não interessa o quanto sociopático o personagem é, ele não passa de letras em uma folha de papel. Ele foi criado, jogaodo e representado pelo jogador. Toda e qualquer decisão do personagem é uma decisão do jogador.



[O contrato social]

O contrato social do RPG tem 1 cláusula: Não seja um babaca.

Para o DM, isto significa não criar situações onde não há escapatória, a não ser que o grupo realmente e literalmente tenha pedido por isto e ignorado todos os avisos. Até mesmo as famosas armadilhas da morte do Gygax tinham uma (pequena) chance de vitória.

Para os jogadores, significa não fazer o combo do juizo final e usar loopholes para VENCER O RPG. Não, sério, quando alguem vence o RPG, todos perdem por WO.


[Empoderamento (Agência) do Jogador]

Empoderar o Jogador ("player agency") significa dar peso as decisões do jogador. O mundo não se adapta para neutralizar estas escolhas, ao contrário, ele é moldado e alterado por elas.

O nêmesis da agência do jogador é o [ogro quântico].

DM - Você chegou a uma encruzilhada na floresta. Dois camilhos levam ao covil do mal. O caminho da direita parece mais curto.

Jogador - Eu pego o caminho da esquerda.

DM - Um ogro salta de trás de uma árvore e ataca.

Jogador - perai. se eu tivesse pego o caminho da direita, haveria um ogro tambem?

DM - ...

[Artigo: A falácia do argumento "Ogro Quântico"]



Questionário "na mesma sintonia"

Todos os jogadores devem ler e anotar as opções para cada uma das perguntas do questionário acima. Coloquem as respostas em uma seção na página do personagem.

Mapa da Campanha

O mapa aqui (siga este link c***) é a área que a campanha usará. Nenhum PC sob qualquer hipotese vai um dia pisar fora dessas linhas. Se você nasceu fora dessa área tudo bem. Mas nunca mais vai voltar para casa... {evil laugh}

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.